-
Arquitetos: Makovský & partners; Makovský & partners; Zdeněk Makovský, Daniel Makovský, Adam Sirotek
- Área: 105 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Manfred Seid
Conceito
Apresentar um edifício de tipologia universal, limitado pelo estreito terreno em um contexto urbano. Criar uma estrutura clara, utilizar materiais e detalhes que evocam a atmosfera da arquitetura minimalista.
Informativo
Makovský & partners desenharam e construíram uma casa no bairro de Brno em Žabovřesky, onde os terrenos são tipicamente estreitos e limitadas. Ainda que este terreno de 105 m2 esteja voltado a uma rua movimentada conseguimos criar 1.027 m3 de espaço cômodo e tranquilo. A estrutura se divide em uma residência de quatro pavimentos e um espaço de somente um pavimento, que une e conecta um átrio iluminado naturalmente.
O desenho com um claro esquema geométrico se reflete na estrutura de concreto pré-fabricado e tem como objetivo criar em cada pavimento um espaço universal. As proporções dos volumes, seu zoneamento e as dimensões dos espaços exteriores e interiores refletem rigorosamente a escala humana. A transparência do edifício e a arquitetura de ambas superfícies planas, horizontais e verticais, permite a criação de um espaço contínuo entre a rua e o pavilhão interior neste terreno comprido de somente 4,8 metros de largura contínua. A estrutura exposta de concreto armado, na pele externa, contrasta intencionalmente com a cor branca das paredes transversais de reforço e as superfícies interiores horizontais e verticais de isolamento térmico e terminações de pisos. Esta solução abstrata cria uma atmosfera de concentração sem carregar o espaço com detalhes. Ao mesmo tempo, a grande fachada frontal envidraçada se comunica com a rua movimentada e os pavimentos superiores que possuem vistas da cidade. A arquitetura racional e a máxima redução é um programa que vem sendo desenvolvido a longo prazo no escritório Makovský & partners.
A entrada principal desde a rua Minská abre-se a um corredor que conduz ao átrio onde se encontra uma escada de aço direcionando aos pavimentos superiores. Por trás da dominante parede de vidro se descobre o baixo pátio: um 'estúdio' iluminado por claraboias. O edifício de quatro pavimentos possui uma disposição repetida em todas as plantas: dois espaços com generosas janelas que estão separadas por um núcleo com banheiro e cozinha minimalista.
O terreno restringido pelo alto nível de água necessita uma base de pilotis. A largura limitada do terreno foi superada pela estrutura pré-fabricada da pele externa de concreto armado e paredes internas para reforço . Utilizou-se o material de isolamento Multipor para criar um conforto térmico, assim como melhorar a proteção contra incêndios.
Durante a construção, o escritório aprendeu o quão difícil e exigente, do ponto de vista econômico, é construir em um terreno intrínseco ao tecido urbano densificado. A construção foi possível de ser realizada somente graças à compreensão e generosidade do investidor.